imagem

PRÓXIMO JOGO DIA: 17.12.2017
fc porto MARÍTIMO // COMPETIÇÃO: liga

imagem
imagem


imagem



Mais do que um clube, Porto é uma cidade que se tornou sentimento e transformou em ideal


imagem


Tudo começa com um tímido e quase inaudível sussurro, uma ideia que lentamente se apodera da mente, se aloja no mais profundo íntimo do nosso Ser e instantaneamente se converte num desejo, um desejo de que já não conseguimos abrir mão e agora se transformou num ideal. Assim, contra a opressão, tirania e ditadura absolutista vinda da capital, e contra as forças de D.Miguel, o ideal da LIBERDADE tomou forma e tornou-se o estandarte das gentes nortenhas e mais tarde, de Portugal.

PORTO! É essa a palavra que se uniu à liberdade, deu-lhe forma, sentido e força e a partir de si tornou-a realidade. Foi aqui que Porto deixou de ser apenas cidade e passou também ser um ideal, um ideal de oposição, de luta contra a tirania e centralismo da capital, um ideal de superação, esforço e resiliência, e que à sua causa acorreram reis, imperadores e poetas, determinados para que juntos se fizesse a resistência.

Agora, tudo isso é passado mas nem por sombras a luta acabou e nem tão pouco o ideal morreu. Mais tarde à cidade, a 28 de Setembro de 1893, juntou-se um clube e juntos carregam ainda os símbolos dessa nobre causa e da heróica luta pela justiça e liberdade. Ao título de invicta acrescentou-se a honra do brasão e coroa real com o indomável Dragão que, desde Aljubarrota, é o protector desta nação. Se prestarem bem atenção, no centro do seu escudo podemos ver o símbolo do amor e paixão daqueles que, como D. Pedro, por este ideal lutaram e no Porto deixaram o seu coração. E por último, no seu pendente, o prémio final, o símbolo da vitória por este ideal e que nos trouxe a primeira constituição liberal de Portugal!

E é assim meus caros que eu defino o que é ser Porto, é por isto que para mim este clube, fundado pelos filhos e netos da liberdade, mais do que um mero clube será sempre o verdadeiro baluarte deste tão nobre ideal e do nosso país que aqui nasceu e é Portugal.

Parabéns Futebol Clube do Porto, Viva o Norte, Viva o Porto e Viva Portugal.

Escrito por Dragão Inconveniente - 28/09/2017



VOLTAR PARA O BLOG



PARTILHAR ESTE POST




imagem




imagem


Este contador está actualizado e só será removido quando for feita justiça, assim esperamos.
410318 DRAGÕES QUE VISITARAM A NOSSA PÁGINA



imagem

RAÇA DE DRAGÃO © 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DEVELOPMENT: DSGDROPS® WEBHOSTING: DSGDROPSCLOUD©